INEGI e centro cabo-verdiano CERMI assinam protocolo para impulsionar conhecimento na área da energia

15-10-2019
O INEGI e o centro cabo-verdiano CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial) assinaram, no dia 14 de outubro, um protocolo de colaboração no domínio da energia, mais concretamente na área de formação, investigação, e projetos de consultoria à CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

O protocolo foi assinado pelo diretor de Consultoria e Serviços do INEGI, Rui Sá, e pelo presidente do conselho de administração do CERMI, Luís Teixeira, durante uma cerimónia na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

O documento prevê três áreas colaboração: a formação especializada e capacitação de quadros técnicos, a mobilização de recursos para realização projetos de investigação, e a realização de projetos de consultoria conjunta nos países que integram a CEDEAO. Neste último ponto, a cooperação irá abranger um grupo de 15 países: Cabo Verde, Benim, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

De acordo com Luís Teixeira, o CERMI vai beneficiar “da experiência” e do apoio do INEGI “a nível da formação de alto nível, não só na área energia, mas também na área das finanças e mobilização de recursos”. A cooperação ao nível da mobilização de fundos europeus foi também apontada como um fator importante, sendo o INEGI um instituto português que detém larga experiência na preparação de candidaturas a concursos de financiamento.

Durante a cerimónia, Rui Sá salientou que espera que a cooperação entre as duas entidades contribua ainda para o desenvolvimento das relações entre Portugal e Cabo Verde. Ao unir esforços, quer na candidatura a projetos desenvolvidos pelo CEDEAO ou a projetos europeus, o INEGI e o CERMI poderão contribuir “não apenas para o desenvolvimento dos países da União Europeia, mas também de países amigos, como é o caso de Cabo Verde”, acrescentou.

O protocolo de colaboração foi assinado durante uma missão institucional organizada pela Direção-Geral de Energia e Geologia a Cabo Verde, que convidou o INEGI a integrar a delegação de visita, e que teve como objetivo fazer um levantamento das necessidades e oportunidades de cooperação na área da energia.

Fonte/Foto: Agência INFORPRESS