Competências do INEGI no desenvolvimento de híbridos metal/compósito em destaque na revista TecnoMetal

02-10-2019
LatchIITecnometal
A revista técnico-científica de metalurgia e metalomecânica “TecnoMetal” publicou, na rubrica "Inovação e Design”, um artigo sobre o projeto LaTCh II, desenvolvido pelo INEGI, em parceria com a Moliporex, a MCG e a Cadflow.

Partindo do exemplo do projeto, o artigo – disponível AQUI – aborda os desafios e as mais-valias da aposta em materiais compósitos para reduzir o peso dos componentes para automóveis, como forma de aumentar a eficiência energética dos veículos.

O projeto LaTCh II resultou na produção de um braço de suspensão reforçado com materiais compósitos de matriz termoplástica, 44% mais leve que o braço de referência em aço. O produto desenvolvido combina materiais compósitos e elementos metálicos, através de um processo produtivo que garante custos competitivos (com a convergência das tecnologias de estampagem a quente e sobreinjeção numa única etapa).

O INEGI contribuiu para o projeto com o estudo de materiais e a otimização estrutural para desenvolvimento do produto, a implementação de novos processos de fabrico e a criação de protótipos.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade