INEGI e EDAETECH desenvolvem solução para acelerar corte a laser 3D

24-09-2019
Com o apoio especializado do INEGI, a EDAETECH desenvolveu um novo equipamento avançado de alta dinâmica para corte a laser 3D de materiais para indústria automóvel e aeronáutica. A solução nasceu no âmbito do projeto MCLAVA_NEO 4.0, e contou também com o contributo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) através da comissão de ligação à indústria.

Clique AQUI para ver o vídeo que demonstra a tecnologia.

Joaquim Gabriel Mendes, investigador na área de integração de sistemas e processos automatizados e responsável pelo projeto no INEGI, conta que a parceria consistiu na conceção e desenvolvimento de um “sistema eletromecânico de posicionamento do bocal de corte para uma máquina de corte a laser 3D com 5 eixos”.

O resultado da inovação permitiu obter uma redução até 30% do tempo de corte de cada peça, aumentando assim a rapidez e eficiência energética, e reduzindo significativamente os custos de produção. Um avanço alavancado pelas competências do INEGI, que teve a seu cargo a validação do conceito, através da simulação e otimização estrutural e prototipagem rápida por impressão 3D, bem como a validação experimental dos protótipos.

A melhoria em termos de dinâmica de corte, explica o investigador, assenta no uso de “atuadores capazes de executar pequenos movimentos com elevada aceleração, sem perder precisão”. O sistema desenvolvido poderá ainda ser integrado numa máquina com 5 eixos, possibilitando também a movimentação independente deste sistema para a execução de pequenos movimentos sem a necessidade de recorrer aos eixos principais.

Duarte Mota, diretor de I&D da EDAETECH, salienta que o trabalho levado em cabo possibilitou "a criação de novos conhecimentos, processos e soluções de elevado valor acrescentado, em particular na área de corte laser 3D de alto débito de chapa metálica estampada, potenciando assim o aumento da competitividade da empresa, no mercado de prototipagem e produção de peças metálicas para a indústria automóvel e aeronáutica, numa ótica de forte internacionalização".

O projeto MCLAVA_NEO 4.0 foi cofinanciado ao abrigo do programa COMPETE 2020.