INEGI PARTICIPA NO LANÇAMENTO DA 2ª FASE DO PROGRAMA DO GOVERNO “INDÚSTRIA 4.0 – ECONOMIA DIGITAL”

08-04-2019
Amanhã, dia 9 de abril, o INEGI vai estar presente no lançamento da segunda fase do programa “Indústria 4.0 – Economia Digital” do Governo Português, que pretende catalisar a transformação digital da indústria portuguesa. O evento decorre no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, e começa com a abertura da “Feira da Indústria do Futuro”, decorrendo ao longo de todo o dia com a realização de sessões temáticas paralelas.

O INEGI vai fazer parte do circuito de exibição do evento na mostra tecnológica “Feira da Indústria do Futuro”, onde o Instituto vai dar a conhecer as suas mais-valias no âmbito da Indústria 4.0 com demonstrações de tecnologias e protótipos representativos de uma oferta que contempla equipamentos inteligentes, monitorização e controlo, materiais inteligentes, fabrico aditivo, processos autorreguláveis e flexíveis, e modelos virtuais e simulação.

Em exposição vão estar materiais compósito pré-impregnados, partículas de cortiça magnéticas para integrar em materiais, um mecanismo multimaterial com mola produzido por fabrico aditivo, e um protótipo de turbina metálica feito através de um novo processo em vácuo. Projetos representativos do potencial contributo de tecnologias da era da Indústria 4.0 para a competitividade empresarial em vários setores, como o aeroespacial, automóvel, robótico ou médico.

Em paralelo, a iniciativa contempla também a partilha e debate sobre temas chave relacionados com a temática da digitalização da economia portuguesa, como ciber-segurança, financiamento, inteligência artificial, e-commerce, e work 4.0. Em torno da mesa de debate dedicada ao tema das “Smart Factories”, a decorrer às 15h30, estará o Presidente do INEGI, Alcibíades Guedes, ao lado de Nuno Vieira (COTEC), António Mira (Siemens) e Pedro Matias (ISQ).

A sessão plenária, que arranca às 16h00 e onde serão apresentadas as medidas que integram a segunda fase do programa, deverá contar com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.