INEGI organiza workshop técnico sobre transferência de tecnologias entre os setores Automóvel e Aeronáutico

11-01-2019
No dia 6 de fevereiro, o INEGI apresentará, num evento a realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o protótipo desenvolvido no âmbito do projeto AEROCAR – projeto europeu que visa criar uma rede de transferência de tecnologia entre os setores Aeronáutico e Automóvel.

Trata-se de um assento de automóvel produzido em Sheet Moulding Compound (SMC) que agora inclui reforços em material pré-impregnado de Fibra de Carbono, normalmente usado em estruturas aeronáuticas. As propriedades mecânicas foram melhoradas, reduzindo-se o peso total do banco e melhorando a estética das partes estruturais visíveis.

Este workshop incluirá uma discussão detalhada sobre as principais questões técnicas deste protótipo, mas também sobre o impacto que esta nova tecnologia terá para a empresa que a vai receber, a INAPAL Plásticos S.A..

Outros exemplos de tecnologias de fabrico de materiais compósitos, que podem ser usadas em componentes e estruturas, quer no setor Automóvel, quer no Aeronáutico, serão também apresentados e discutidos.

Para concluir, serão debatidos os mecanismos de financiamento público para transferência de tecnologias entre setores, numa mesa redonda com representantes de várias instituições públicas de financiamento portuguesas.

O projeto AEROCAR é cofinanciado pelo Programa Interreg SUDOE através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Nos últimos 3 anos, o projeto tem contribuído para a transferência de conhecimento entre os setores Aeronáutico e Automóvel, através da colaboração entre empresas e centros tecnológicos de Portugal, França e Espanha.

Para mais informações e inscrições, por favor, contacte aerocarportugal@inegi.up.pt.