Projetos em que o INEGI participa foram destacados nas comemorações do Dia do Exército

24-10-2018
Dois projetos que contam com o contributo do INEGI foram distinguidos com os certificados “ARMY TESTED” e “COMBAT PROVEN”, atribuídos este ano pela primeira vez a produtos e tecnologias desenvolvidas pela indústria portuguesa com apoio de entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

O reconhecimento ocorreu durante as comemorações do Dia do Exército, que decorreu nos Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, no passado dia 20 de outubro, e que contou com a presença do Presidente do INEGI, Alcibíades Guedes, e do Diretor Científico para a área de Ótica e Mecânica Experimental do INEGI e Membro da Comissão Diretiva do LABIOMEP, Mário Vaz.

Um dos projetos distinguidos intitula-se “Determinação da fadiga de um militar em contexto de emprego operacional” e foi já concluído com sucesso em 2016 (parceiros: INEGI, LABIOMEP da Universidade do Porto, Centro de Psicologia do Exército, Academia Militar e Escola de Sargentos do Exército).

“ACU - Advaced Combat Uniform” foi outro dos projetos que recebeu a certificação “ARMY TESTED” e o registo oficial do primeiro camuflado 100% Português, concluído em julho 2018 (parceiros: INEGI, CITEVE, Damel, Riopele, Monte Campo, ICC-Lavoro e A.Sampaio & Filhos)

Estes certificados são atribuídos pelo Exército Português e pela idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, no âmbito do Sistema de Qualificação a Sistemas ou Equipamentos Militares.