INEGI promove curso de modelação e simulação do corte/maquinagem em metais

17-04-2017
No próximo dia 20 de abril realiza-se no INEGI o curso “Modelação e Simulação do Corte/Maquinagem em Metais: Teoria e Prática”, cujo objetivo é a apresentação dos aspetos físicos e numéricos associados à modelação e simulação do processo de corte de metais, através do método dos elementos finitos.

Mais informações:

Designação do Curso: Modelação e Simulação do Corte/Maquinagem em Metais: Teoria e Prática

Resumo:
O corte de metais característico dos processos de maquinagem constitui um dos processos de fabrico mais antigos adotados pela indústria. Cerca de 15% da produção de valor associado ao fabrico de componentes mecânicos resulta de operações de maquinagem. A modelação e simulação de operações de corte de metais tem ganho muita popularidade nos dias de hoje, com várias universidades, centros de investigação e algumas empresas a desenvolver e/ou aplicar variados modelos para previsão do desempenho das operações de maquinagem, procurando caracterizar parâmetros de integridade superficial dos componentes maquinados, desgaste de ferramentas, distorção das peças, controlo da apara, etc. No entanto, os esforços relativos à modelação e simulação numérica de operações de maquinagem continuam a ser objeto de grande investimento com vista à melhoria da precisão dos modelos.
O objetivo deste curso de curta duração é a apresentação dos aspetos físicos e numéricos associados à modelação e simulação do processo de corte de metais, através do método dos elementos finitos. Este curso é composto por uma parte teórica e uma prática. A componente teórica visa a apresentação dos fundamentos da modelação e simulação do processo de corte de metais, incluindo a referência aos modelos constitutivos e modelos de atrito. A parte prática do curso incluirá a implementação de um modelo de corte ortogonal e a sua aplicação usando o código de elementos finitos ABAQUS.

Bio-Sketch:
Prof. José Outeiro, MEng, MSc, PhD, CIRP
O Prof. José Outeiro é doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de Coimbra em 2003. Atualmente é Professor Associado na Universidade Arts et Metiers ParisTech, França, desenvolvendo a sua atividade de investigação no laboratório LaBoMaP, trabalhando nos temas de integridade de superfícies e modelação e simulação de operações de maquinagem. O Prof. José Outeiro tem estado envolvido em vários projetos sobre a temática da maquinagem em cooperação com vários parceiros académicos e industriais da Europa e Estados Unidos da América. Os principais interesses de investigação do Prof. José Outeiro incidem na otimização de operações de maquinagem com especial enfase na qualidade de componentes maquinados. O seu trabalho tem sido publicado em várias revistas internacionais e proceedings de conferências relacionadas com o tema da maquinagem.

Dra. Lamice DENGUIR, PhD
A Dra. Lamice Denguir é investigadora pós-doutoral do laboratório LaBoMaP da Universidade Arts et Metiers ParisTech em Cluny, França. O seu tema principal de investigação durante o trabalho de doutoramento e pós-doutoramento incide na avaliação da integridade superficial resultante da maquinagem e o seu impacto no desempenho funcional de componentes. Atualmente a Dra. Lamice Denguir tem estado envolvida na realização de ensaios mecânicos relativos à caracterização de materiais visando a identificação de modelos constitutivos (plasticidade e dano) e de ensaios de maquinagem, para além da simulação numérica dos ensaios mecânicos e processos de corte recorrendo ao método dos elementos finitos, visando a previsão da integridade superficial, estado mecânico e microestrutura do material. Ela também tem estudado comportamentos eletroquímicos e a resistência à corrosão de superfícies maquinadas. Trabalhos anteriores incluíram a caracterização do desgaste de ferramentas, otimização de operações de maquinagem e projeto de componentes para aplicações industriais.

Formato do curso:
Parte teórica: 20/04, 9h-10h30
Parte prática: 20/04, 11h-13h e 20/04, 14h30-18h00

Este workshop/curso enquadra-se no âmbito da operação NORTE-01-0145-FEDER-000022 – SciTech – Science and Technology for Competitive and Sustainable Industries , cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).