Projeto estuda o potencial de inovação através da partilha tecnológica entre os setores aeronáutico e automóvel

04-04-2017
Promovido pelo INEGI, em colaboração com dois centros tecnológicos de investigação, desenvolvimento e inovação espanhóis, o Centro Tecnológico Automóvel da Galiza (CTAG) e a Leartiker, e o centro francês de investigação e desenvolvimento Rescoll, o projeto europeu AEROCAR tem como missão criar uma rede internacional de transferência tecnológica entre os setores aeronáutico e automóvel, para maximizar o impacto dos desenvolvimentos tecnológicos recentes e futuros.

Luís Pina, investigador do INEGI e gestor do projeto AEROCAR, salienta que “as diferentes prioridades destes setores, nomeadamente a importância diferenciada nos tempos e custos de produção, nos procedimentos de controlo de qualidade e nos processos de inovação, levam a estratégias diferentes na hora de incorporar as novas tecnologias à disposição. É portanto necessário avaliar o modo como cada setor as incorporou, para identificar oportunidades de transferência tecnológica intersectorial”.

Segundo a Comissão Europeia, a indústria automóvel gera um volume de negócios de cerca de 640 mil milhões de euros anuais, o que representa 4% do PIB (Produto Interno Bruto) da União Europeia (UE) e emprega 12 milhões de pessoas, assumindo um papel de enorme importância enquanto empregador de pessoal qualificado e enquanto impulsionador do conhecimento e da inovação. Constitui o maior investidor privado da Europa em investigação e desenvolvimento (I&D).

Já a indústria aeronáutica é um dos principais setores de alta tecnologia da UE, empregando em 2013 mais de meio milhão de pessoas e gerando um volume de negócios de cerca de 140 mil milhões de euros.

A apresentação dos resultados preliminares do estudo decorreu no passado dia 12 de abril e contou com a participação de representantes das empresas de ambos os setores, nomeadamente Caetano Aeronautics, Critical Materials, Inapal Plásticos e Simoldes, bem como com as intervenções dos representantes do cluster português do setor aeronáutico (PEMAS) e da Associação dos Fabricantes do Setor Automóvel (AFIA).

Sobre o Projeto AEROCAR: É um projeto europeu de três anos cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que visa criar uma rede de transferência de tecnologia entre os setores aeronáutico e automóvel. A colaboração de empresas e centros tecnológicos em Portugal, França e Espanha resultará numa sinergia constante favorecendo a transferência de conhecimento entre ambos os setores. Contribuirá igualmente para melhorar a produtividade das empresas do espaço Sudoeste europeu (SUDOE), graças à criação de novas tecnologias, materiais e processos.