Autocarro 100% elétrico a circular no Porto foi desenvolvido com engenharia do INEGI

23-02-2017
Artigo do jornal Público destaca o novo autocarro urbano 100% eléctrico, com zero emissões de dióxido de carbono, que está a ser testado na cidade do Porto pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP). O eBUS, como é intitulado, é fruto de um projeto desenvolvido pela CaetanoBus, em colaboração com o INEGI, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a EFACEC.

À equipa do INEGI coube a missão de desenvolver, com a CaetanoBus, e validar o chassis/carroçaria deste novo autocarro 100% elétrico, em testes de pista. Os trabalhos incluíram projeto de desenvolvimento de produto, análise e simulação estrutural do autocarro completo, simulação dinâmica do veículo, otimização topológica, análise de modularidade e análise de fadiga. Todos estes aspetos conjugados permitiram conceber um projeto de chassis/carroçaria robusto e dimensionado tendo em atenção um amplo leque de solicitações e condições de funcionamento. Foi instalada instrumentação (extensómetros e acelerómetros) no protótipo, de modo a assegurar, por um lado a sua monitorização ao longo da vida e, por outro, os testes de validação experimental da estrutura em pista.

A contribuição do INEGI no projeto capacitou a CAETANOBUS com uma estrutura validada, capaz de resistir às solicitações impostas tendo em conta, para além dos exigentes requisitos da indústria automóvel, as necessidades específicas de um autocarro 100% elétrico, nomeadamente pela integração do pack de baterias no tejadilho.